segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ensinos de Jesus sobre a eternidade do homem


19Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente. 20Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele; 21e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras. 22Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. 23No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. 24Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 25Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos. 26E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós. 27Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna, 28porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento. 29Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. 30Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão. 31Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.” (Lucas 16: 19-31)

Rev. Evanderson da Cunha
Alguns pensam que a morte é o fim de tudo, inclusive da alma. Alguns pensam que todos serão conduzidos a um só lugar. Há diversas opiniões sobre a eternidade. Embora a Bíblia não descreva detalhadamente sobre como será a eternidade, ela nos dá as definições básicas e importantes para termos idéia de como será. A melhor definição feita sobre a eternidade é a definição bíblica, a definição do próprio Jesus. Jesus contou a parábola do rico e do mendigo para ilustrar qual é a realidade da eternidade. A parábola do rico e do mendigo nos mostra dois personagens: 1) O Rico representa a auto-confiança, auto-suficiência, confiança no que é terreno, avareza, incredulidade, falta de preocupação com o espiritual, aquele que recompensa a si mesmo; 2) Lázaro representa aqueles que não estão arraigados aos valores deste mundo, mas que têm o coração firme na esperança eterna, aquele que espera a recompensa vinda do Senhor.

Jesus nos ensina duas realidades sobre a eternidade:

I.  Na Eternidade Há Dois Lugares (v. 22)
a) Céu
-  “...Morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão”
-  Lugar de consolo (v. 25), em oposição às lutas da presente vida.

Mateus 5:4 – “Bem aventurados os que choram porque serão consolados”

b) Inferno
-  “...morreu também o rico...”
-  Lugar de tormentos (v. 23,24)
Mateus 25:41 – “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”


II. Na Eternidade a Realidade é Definitiva (v. 24)
a) Não se muda a realidade eterna (v. 26)
b) Não se volta ao mundo material (v. 27-31)
-  O rico pede que o Pai envie Lázaro para pregar aos da sua casa.
-  Deus esclarece que isso não é possível
-  Se o pecador não se arrepende através do testemunho da Bíblia (Moisés e os profetas), não se arrependerá mesmo se alguém ressuscite para pregar a eles.

Hebreus 9:27,28 – “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.”

Qual é sua perspectiva sobre a eternidade? Qual é sua certeza quanto a eternidade? A sua esperança está somente nas coisas da presente vida ou você tem uma esperança para a vida eterna?

Jesus Cristo é quem proporciona em nosso coração a certeza de uma vida eterna bem sucedida.


Rev. Evanderson da Cunha
Coordenador do Seminário Presbiteriano Brasil Central
(Extensão em Rondônia)
Ji-Paraná/RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário