sábado, 28 de julho de 2012

ESCANDALIZAR: o que significa teologicamente?


Por Rev. Augustus Nicodemus Lopes

Vou tratar da palavra "escandalizar" que ocorre em 1Co 8.13 - “E, por isso, se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo.” O verbo empregado por Paulo tem alguns significados, dependendo do contexto. 

1) Dar ocasião para que alguém fique ofendido, chocado, com alguma coisa - é neste sentido que é usado por Jesus em Mateus 17.27.

2) Fazer com que alguém tropece, ou seja, fazer com que alguém peque ou transgrida a lei de Deus - Jesus usa o verbo neste sentido em Mateus 5:29.


É interessante que todos estes sentidos aparecem juntos em Rom 14:21 "É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar ou se ofender ou se enfraquecer".


No nosso versículo em consideração, o contexto sugere que o "escândalo" que Paulo tem em mente não é o ofender ou chocar, mas o levar alguém a tropeçar pelo exemplo. Veja o que ele diz nos versículos anteriores:


"Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos. Porque, se alguém te vir a ti, que és dotado de saber, à mesa, em templo de ídolo, não será a consciência do que é fraco induzida a participar de comidas sacrificadas a ídolos?E assim, por causa do teu saber, perece o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. E deste modo, pecando contra os irmãos, golpeando-lhes a consciência fraca, é contra Cristo que pecais" (1Co 8.9-12).

Ou seja, se os coríntios fossem ao templo pagão comer carne sacrificada aos ídolos, e se algum irmão "fraco" visse aquilo e fosse induzido pelo mau exemplo a fazer a mesma coisa e assim tropeçar na idolatria ou imoralidade associada com os festivais pagãos do templo, eles estariam "escandalizando" os irmãos.

Em resumo, toda vez que estas coisas que estão dentro da área da adiáfora provocarem algum tipo de tropeço, ofensa, escândalo, tropeço aos irmãos, devem ser evitadas por causa do amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário