sábado, 16 de junho de 2012

O Líder e o seu Lar


1 Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. 2 É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; 4 e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito 5 (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); 6 não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. 7 Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo. 8 Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, 9 conservando o mistério da fé com a consciência limpa. 10 Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. 11 Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo. 12  O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa. 13 Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.(I Timóteo 3: 1-13)

5 Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi: 6 alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados. 7 Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; 8 antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si(Tito 1:5-8)


Vamos estudar as qualidades mencionadas por Paulo em I Tm 3.1-13 e Tt 1.5-8 e que estão relacionadas com o lar do pastor, do presbítero e do diácono, em especial, e dos cristãos, de modo geral.

CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER QUALIFICADO

1) ESPOSO DE UMA SÓ MULHER
Rev. Moacir Pereira da Silva
            A expressão não quer dizer que o líder cristão tem que ser casado. Significa, sim, que ele tem que ser puro e, se casado, deve ser absolutamente fiel à sua mulher. É preciso lembrar que esta recomendação foi feita num tempo em que a poligamia era muito comum. Muitos conversos ao cristianismo eram de procedência pagã e praticantes da poligamia. Havia judeus que a admitiam. Em nossos dias, as leis e os códigos de moral não permitem a poligamia, mas os casos furtivos ou públicos de infidelidade conjugal e de concubinato se multiplicam. O cinema, a televisão, a literatura e os pseudo-conselheiros matrimoniais têm contribuído muito para isto. E, que tragédia! Alguns crentes e mesmo líderes de igreja têm cedido às pressões e às tentações. Note a importância que Deus dá aos votos feitos no casamento. • MI 2.14-16. Ele foi testemunha dos mesmos, e não se esquece.

2) QUE GOVERNE BEM A SUA PRÓPRIA CASA
            Em nosso dias, mais e mais homens e mulheres estão confusos a respeito desta importante questão: o governo da casa. Há maridos tiranos, machistas, totalitários... E há aqueles que se curvam, se rendem, entregam o "governo da casa". Cuidam do seu trabalho (às vezes nem isto) e deixam para a esposa o controle das finanças, das compras, dos horários, e a criação e educação dos filhos. Isto é muito cômodo... e trágico. Não importando o grau de submissão de sua mulher (Ef 5.22-24) e da obediência dos filhos (Ef 6.1), o marido e pai deve assumir plenamente a sua posição de "cabeça"  e governar bem a sua casa. A razão desta exigência, no caso dos líderes da igreja é simples: ”pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da casa de Deus?”

3) HOSPITALEIRO
            Se os cristãos de modo geral devem "praticar a hospitalidade" (Rm 12.13), muito mais os líderes da Igreja. As portas de suas casas devem estar abertas para pregadores e evangelistas itinerantes, músicos,cantores, irmãos em Cristo e mesmo estranhos (ainda que certos cuidados sejam necessários nestes dias de tanta exploração, maldade, violência).  Convidar irmãos para uma refeição, acolher um pequeno grupo de estudo bíblico e comunhão são formas de praticar a hospitalidade. Ver Lc 10.38; At 10.22-27; 76.15; 16.34;Rm16.23; I Co 16.19.

CONCLUSÃO
            Estamos às portas da eleição de presbítero e diáconos para a nossa igreja, precisamos observar os homens que possuem estas qualidades que Paulo afirma ser necessário para aqueles que aspiram ao episcopado. Líderes qualificados lideram primeiramente a sua própria casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário